quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Diabetes em crianças e adolescentes

Dra. Ellen Paiva

Tema do Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro

Lutar para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa do diabetes é o desafio social que a International Diabetes Federation (IDF) propõe ao mundo. A proposta baseia-se nas novas estatísticas da entidade que revelam que a cada ano mais de 70 mil crianças desenvolvem diabetes tipo 1, chegando a 440 mil crianças com menos de 14 anos acometidas pela doença em todo o mundo.
O diabetes tipo 2, que antes era característico do adulto, avança sobre os jovens, alcançando as crianças, especialmente entre minorias étnicas. O aumento de casos do diabetes tipo 2 na infância e na adolescência é decorrência da epidemia mundial de obesidade e da falta de atividade física.
Atualmente, mais de 200 crianças desenvolvem a doença a cada dia.
Por isto, neste ano, como em 2007, o tema de mobilização da entidade que representa os diabéticos em todo o mundo deseja reforçar a necessidade de fornecimento de medicamentos e a institucionalização de programas que disponibilizem alimentos saudáveis e que incentivem a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes em todo o mundo”, afirma a endocrinologista Ellen Paiva, Mestre em Medicina na área de Nutrição e Diabetes pela USP e diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional, CITEN.
O diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês e em crianças em idade pré-escolar. Se não tratado adequadamente, pode causar complicações graves, que englobam a perda da visão e a amputação de membros.
O diabetes tem um impacto particular na vida dos jovens e de suas famílias, pois o dia-a-dia é alterado de repente: medições de glicemia, aplicação de insulina, regulação da atividade física e da alimentação. Por isso, é necessário prestar assistência às pessoas que convivem com as crianças e com os adolescentes diabéticos.
A orientação à família tem por objetivo fazer com que os mais jovens cheguem à idade adulta sem nenhuma complicação, entendendo e atuando ativamente nos seus tratamentos, com autonomia, independência e cientes de que suas limitações dependerão da forma com que eles encaram a doença”, alerta a diretora do CITEN - Centro Integrado de Terapia Nutricional
Vila Mariana - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5579-1561

Projeto Moviola - Cinema e Educação

Será realizado no Auditório do MAC nos dias 04, 05 e 06 de novembro o Projeto Moviola, mostra de cinema especialmente direcionada para estudantes e participantes de projetos socioculturais a partir de 14 anos de idade. O projeto surge como um instrumento importante para o educador e gestor sociocultural nessa busca por uma educação mais completa e conectada aos novos tempos.
A linguagem cinematográfica, por suas características técnico-narrativas, dialoga com o público jovem, e seus benefícios à educação são temas de estudos e ensaios no Brasil desde a década de 1930.
As inscrições estarão abertas do dia 18 ao dia 27 de outubro com o envio do formulário padrão disponibilizado no site abaixo. Os interessados podem também entrar em contato pelo telefone (21) 2621-5050 – R. 210 ou e-mail projetomoviola@gmail.com
Para mais informações: http://www.projetomoviola.blogspot.com/

A força da Internet

O Brasil atingiu em agosto de 2008 o volume de 24,3 milhões internautas residenciais ativos. Contando também quem acessa a web fora de casa, são mais de 40 milhões de brasileiros trocando e-mails, conversando online, participando de comunidades virtuais, buscando informações, acessando músicas e filmes, comprando e vendendo objetos e serviços.

FRASE

"O maior incentivo à leitura será sempre a redução das desigualdades sociais."
(Presidente Lula, durante homenagem ao centenário da morte do escritor Machado de Assis, na Academia Brasileira de Letras, no Rio, onde também promulgou o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa)

Plantas que curam - Combata o colesterol alto


Chá por infusão de SALVA
Ingredientes:
1 colher de sopa de folhas fatiadas de salva
2 copos de água fervendo
Preparação:
Deixar as folhas fatiadas em infusão durante 20 minutos em recipiente tampado. Coar e beber 3 xícaras de chá ao dia.

Maquiagem 2009: Lábios molhados



O uso de Gloss dando aquele efeito de lábios molhados será a grande tendência do Verão 2009.

Lançamento de Livro



LEILA DINIZ - Uma revolução na praia
Autor: Joaquim Ferreira dos Santos
Companhia das Letras, 312 páginas, R$ 39,00
O autor dispensa maiores apresentações, já que semanalmente escreve tanto coluna quanto artigos de vivo interesse no Jornal O Globo. Este lançamento conta a biografia daquela que revolucionou o papel da mulher na sociedade brasileira, ao falar sem pudor sobre sexualidade e se deixar fotografar, grávida, de biquíni.