sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fórum Internacional do Livro Digital reúne três dos principais especialistas na área


Questões como o impacto da nova tecnologia no mercado livreiro, as novas plataformas de publicação e edição, as possibilidades de conteúdo e os direitos autorais têm entrado na pauta de debates de editores, autores e distribuidores de livros e vêm ganhando espaço na mídia especializada. Para aprofundar essa discussão, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) irão realizar, nos dias 10 e 11 de agosto (terça e quarta-feira da próxima semana), o Fórum Internacional do Livro Digital, com palestras de Mike Shatzkin, John B. Thompson e Jean Paul Jacob. O encontro acontece no Auditório Elis Regina, no Parque Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1209.
Fundador e CEO da The Idea Logical, empresa que assessora editoras de livros a se adaptarem ao formato digital, e especialista do mercado de livros, Shatzkin falará no dia 10, às 20 horas, do tema “O futuro do livro impresso num mundo digital”. Ele mantém o blog Shatzkin Files (http://idealog.com/blog), sobre o livro digital.
No dia 11, às 8h30, será a vez de Thompson palestrar sobre “Os livros na era digital”. Ele é professor de sociologia da Universidade de Cambridge e publicou os livros “Ideologia e Cultura Moderna”, “A Mídia e a Modernidade”, “Escândalo Político” e “Livros na Era Digital”.
No mesmo dia, às 18 horas, Jacob fará a palestra “O futuro já não é mais o que era!”. Brasileiro, ele se formou em engenharia eletrônica pelo Instituto de Tecnologia e Aviação (ITA) e tem duplo Ph.D. em Matemática e Engenharia, na Universidade de Califórnia, Berkeley. Considerado guru do mundo digital, Jacob é pesquisador emérito da IBM e cientista consultor na Universidade da Califórnia.

Confira a programação completa

Dia 10 de agosto (terça-feira)
19 horas: Coquetel de abertura.

20 horas: Palestra “O futuro do livro impresso num mundo digital”, com Mike Shatzikin.

Dia 11 de agosto (quarta-feira)
8h30: Palestra “Os livros na Era Digital”, de John B. Thompson.

18 horas: Palestra “O Futuro já não é mais o que era!”, com Jean Paul Jacob.

Esta é a segunda vez em 2010 que a Imprensa Oficial e a CBL promovem um evento sobre o livro digital. Em março deste ano, organizaram, em conjunto com a Frankfurter Buchmesse, o I Congresso Internacional do Livro Digital, evento que reuniu, durante três dias, alguns dos principais nomes mundiais da área em palestras e debates.
Na ocasião foi apresentada uma pesquisa qualitativa, encomendada pela Imprensa Oficial e CBL, realizada com oito grupos de leitores de livros sobre seus hábitos de leitura e o que se pode esperar para o futuro próximo em relação ao livro digital no Brasil. Os resultados mostraram que, apesar da falta de conhecimento, a maior parcela dos entrevistados aposta que a funcionalidade do e-reader será um fator decisivo para vencer em curto prazo a resistência atual em relação ao formato. Os resultados indicaram ainda que o consumidor brasileiro não está disposto a pagar pelo livro digital. Nas respostas, o raciocínio utilizado é o mesmo para o download de músicas e que acaba gerando pirataria: se está na internet, deve ser gratuito.